MISSÃO DO SEMINÁRIO EM COCOS- BA

No período de 13 à 20 de janeiro de 2020, os seminaristas da Arquidiocese de Belo Horizonte puderam vivenciar um período muito especial de missões na cidade de Cocos, na Bahia. Acolhidos pela paróquia São Sebastião, os jovens que se preparam para o sacerdócio puderam anunciar a Palavra de Deus divididos pelos diferentes setores da paróquia que possui território tanto em âmbito rural, quanto em âmbito urbano.
A missão teve início com a Celebração Eucarística no dia 13 de janeiro, na matriz de São Sebastião, onde, durante a novena do padroeiro, os seminaristas, juntamente aos seminaristas da diocese de Bom Jesus da Lapa, Leigos e leigas e familiares de nossos jovens, foram enviados para o período missionário que iriam vivenciar.
Durante uma semana, foram realizadas visitas às casas das famílias coquenses, levando a Palavra de Deus, o convite para a Festa de São Sebastião que ocorria na cidade, e bênçãos para as mais diversas situações com as quais nossos jovens missionários se deparavam. Além disso, os missionários puderam experimentar de perto a acolhida generosa do povo Baiano, que com muito carinho abriu suas portas para abraçar os seminaristas que realizavam a missão em sua terra.
No dia 19 de janeiro, o Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor, se juntou à missão em sua terra natal, e presidiu a Eucaristia na Matriz de Cocos, encerrando assim o período do novenário do padroeiro da cidade, São Sebastião.
O Período missionário foi encerrado com a Solene Celebração Eucarística, no dia 20 de janeiro, em que o povo Coquense celebrou com grande júbilo seu padroeiro. A Missa foi presidida por Dom Walmor, e concelebrada por Dom João Cardoso, bispo da diocese de Bom Jesus da Lapa, na qual a paróquia está inserida. Concelebraram ainda, os padres formadores do nosso seminário e padres da diocese local. Com todos os seminaristas presentes, e a participação do CORE, coral e orquestra do nosso seminário, a festa foi encerrada com uma bela procissão nas ruas de Cocos, marcando assim os 40 anos da paróquia e o encerramento desse belíssimo período de missões nesse chão.
Deixamos aqui, o nosso agradecimento à Diocese de Bom Jesus da Lapa, à Paróquia São Sebastião, às famílias e ao Povo de Cocos pela bonita acolhida aos nossos seminaristas e pela disposição em fazer parte da caminhada missionária desses jovens que se preparam para o sacerdócio. Nosso muito obrigado!

Seminaristas que participaram da Missão

Missa de Envio Missionário dos seminaristas e leigos, no dia 13 de janeiro, na Matriz de Cocos

Presença do CORE- Coral e Orquestra Emaús, formado por nossos seminaristas

Visitas às famílias

Celebração Eucarística na àrea rural, presidida pelo padre André, formador de nosso Seminário

Encerramento da novena de São Sebastião, presidido pelo nosso Arcebispo, Dom Walmor.

Missa solene na Festa do Padroeiro da Cidade, São Sebastião.

Seminaristas e Festeiros da Paróquia São Sebastião de Cocos.

,

Seminaristas em frente à Igreja Matriz ao fim da procissão.

(Fotos gentilmente cedidas por nossos seminaristas e pela Pascom da Paróquia São Sebastião de Cocos)