Nota de Falecimento: Dom Serafim Fernandes de Araújo

Com imenso pesar a Igreja de Belo Horizonte comunica o falecimento do Cardeal e Arcebispo Emérito de Belo Horizonte, Dom Serafim Fernandes de Araújo. O arcebispo dom Walmor e os bispos auxiliares, em oração, estão unidos aos familiares, amigos e fiéis de toda a Arquidiocese de Belo Horizonte para se despedir de dom Serafim. “Na palma da mão de Deus”, expressão tão, bonita, tão marcante, muitas vezes dita, de forma serena, por dom Serafim, é o lugar onde hoje o nosso Arcebispo Emérito descansa.

Dom Serafim Fernandes de Araújo nasceu em 13 de agosto de 1924 em Minas Novas (MG). Foi o terceiro arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, sucedendo dom João Resende Costa, no governo da Arquidiocese de Belo Horizonte, em 5 de fevereiro de 1986. Sagrado bispo em 7 de maio de 1959, com apenas 34 anos (foi o mais novo bispo do Brasil), transferiu-se para Belo Horizonte para ser auxiliar de dom João Resende Costa. Assumiu também os cargos de vigário geral, administrador e diretor de Ensino Religioso da Arquidiocese, além de tornar-se professor de Cultura Religiosa da PUC Minas. A partir de 1960, dom Serafim toma posse como reitor da PUC Minas.
Dom Serafim participou do Concílio Vaticano II, de 1962 a 1965. O Cardeal também viajou para vários países, em visita a universidades, para participar de seminários e congressos sobre educação. Entre 1978 e 1981, foi membro do Conselho Federal de Educação. Em 1986, dom Serafim tomou posse como arcebispo metropolitano, sucedendo dom João Resende Costa.
Nomeado cardeal em 18 de janeiro de 1998. A cerimônia de início do seu percurso como cardeal foi celebrada nos dias 21 e 22 de fevereiro de 1998 pelo Papa João Paulo II. Tornou-se arcebispo emérito de Belo Horizonte em 2004, quando dom Walmor Oliveira de Azevedo assumiu o governo da Arquidiocese de Belo Horizonte.

“O cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo é presença admirável no coração do amado povo de Deus. Ao longo de mais de cinquenta anos de dedicação à Arquidiocese de Belo Horizonte, o cardeal deixa um legado de especiais feitos. Sua caminhada missionária fez crescer no coração de cada pessoa, principalmente cristãos católicos de nossa amada Arquidiocese, o amor a Jesus Cristo e à Igreja. Por isso também, no coração de todos estará sempre a gratidão, a admiração e o respeito por dom Serafim”. (Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte).

Fiéis vão poder se despedir do cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo a partir das 20h desta terça-feira, dia 8, no Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua Nossa Senhora da Boa Viagem (Rua Sergipe, 175, bairro da Boa Viagem). Cortejo com caminhão do corpo de bombeiros levará, às 19h, o corpo do Cardeal até o Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.
Na quarta-feira, dia 9, Missas serão celebradas às 7h, 10h, 15h, 18h e 20h. Na quinta, dia 10, as Missas serão às 10h, 12h, 15h, 17h.  O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, está regressando de Roma, onde participa do Sínodo dos Bispos para a Amazônia, para se despedir de dom Serafim. Dom Walmor preside, na quinta-feira, a Missa das 17h, que antecede o sepultamento do Cardeal.