Animação vocacional

O Serviço de Animação Vocacional (SAV), órgão do Vicariato Episcopal para ação pastoral atua em estreita conexão com o Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus, sediado no Convivium Emaus e coordenado por sua Reitoria e colaboradores. O SAV é a instância missionária responsável pela promoção de programas, vivências e eventos para despertar a consciência vocacional nas comunidades eclesiais, territoriais e ambientais, em vista de uma Igreja toda ministerial, com especial atenção aos jovens, oferecendo lhes acompanhamento, conforme a necessidade de cada um, considerando as diferentes situações, favorecendo discernimentos e escolhas à luz do chamado que o Senhor Jesus dirige a cada um, “Vem e segue-me” (Mc 1,16ss).

O funcionamento do SAV se definirá pela consideração de três etapas de ação evangelizadora, a saber:

I- Divulgação e conscientização vocacional;
II- Despertar vocacional;
III- Acompanhamento vocacional.

Estas promovem e fecundam a consciência vocacional numa Igreja toda ministerial, por adequada compreensão dos ministérios e serviços para alimentar e fortalecer a ação evangelizadora na Rede de Comunidades, multiplicando o número de ministros e servidores, em todos as frentes missionárias, com específica atenção e empenho na promoção das vocações para o ministério sacerdotal e para a Vida Consagrada.

Para acompanhamento vocacional:

Email: sacejarquibh@gmail.com